Redação - Legalização Drogas
Proposta de redação para auxílio na confecção do próprio texto
1ª Proposta: posicionamento contra a descriminalização das drogas
Sem soluções miraculosas contra as drogas
Um dos maiores problemas que aflige a população das grandes áreas urbanas é o tráfico e o consumo de drogas, o que exige esforços conjuntos de todos os envolvidos nesse processo. Na tentativa de erradicar esse problema, o Congresso Nacional do país, na reformulação do Código Penal, suscita a possibilidade de descriminalização de alguns tipos de entorpecentes visando o controle de outros. No entanto, nessa óptica, muita polêmica tem surgido, uma vez que há muitos aspectos a serem abordados no tocante a essa questão.
Diante do desafio de se vencer os tóxicos, uma prática como a de permitir o consumo de certa quantidade de entorpecentes seria preocupante. No entanto, os que apoiam essa tese querem chamar a atenção para os altos gastos na tentativa de coibir não grandes bandidos, mas sim, meros consumidores, em sua maioria, nem mesmo traficantes. Nessa proposta, uma política educacional adequada poderia auxiliar bastante na diminuição desse consumo e, essa verba agora economizada, seria utilizada no combate aos verdadeiros responsáveis pela problemática.
Por outro lado, as pessoas não creem em um real interesse do Poder público na diminuição desse consumo, pelo que não acreditam nas políticas educativas, caso essa medida seja aprovada. Além disso, num primeiro momento, a utilização de entorpecentes tenderia a diminuir, haja vista que a suposta liberação sugeriria uma permissão para o uso. Com isso, o Estado necessitaria investir mais no tratamento de viciados, o que aumentaria os gastos para o país, confirmando a total inviabilidade de admissão dessa proposta.
Diante do exposto, é inegável que a questão dos vícios é uma preocupação de âmbito nacional, mas não é