exercicio
Há pelo menos dez anos, a ideia de combater o uso de drogas exclusivamente com a repressão penal e policial vem sendo questionada. Em especial, no que se refere à maconha, considerada por alguns uma "droga leve", embora esse conceito seja polêmico e não encontre respaldo científico. Para alguns, a maconha deveria ser descriminalizada, para que seus usuários sejam tratados no âmbito da saúde pública e não no policial. Outros vão além e falam em legalização, a qual seria uma solução para o tráfico e a violência que dele deriva. Muitos insistem na proibição, pois ser brando ou condescendente em relação à maconha não resolveria a questão do tráfico de outras drogas e abriria o caminho para elas. Como você se coloca diante dessa questão? Leia a seguir a opinião de políticos e profissionais de saúde sobre o tema, faça suas reflexões sobre elas e desenvolva uma dissertação argumentativa expondo qual é, no seu ponto de vista, a solução para este problema social.
Leia as redações avaliadasELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:
Mãe participa de manifestação na Esplanada dos Ministérios em Brasília, em defesa da regulamentação da maconha no Brasil
Uruguai: uma aposta na legalização
O presidente uruguaio José Mujica afirma que a legalização da maconha no Uruguai é "um experimento" e que "os retrógrados que não querem mudar nada, certamente vão se surpreender."
Mujica disse que a repressão às drogas em seu país estava cada vez pior e agora ensaia "um caminho que é difícil, mas que pode deixar um pouco de conhecimento à humanidade".
“O fato é que há 25 anos estimávamos haver entre mil e 1,5 mil consumidores. Hoje temos 150 mil. Nestem 25 anos, reprimimos, prendemos, confiscamos cargas e o animal continua crescendo. Por isso mudamos a estratégia”, afirma o presidente.
[BBC, em português, adaptado]
Descriminalizar é complicado
A senhora é a favor da repressão mesmo no caso de drogas leves, como