Administração
É o órgão responsável por fiscalizar o exercício da profissão do Administrador no Rio de Janeiro. Foi criada pela Lei Federal 4.769, de 9 de setembro de 1965, como órgão consultivo, orientador e disciplinador. O CRA RJ congrega 41 mil profissionais de Administração no Estado do Rio de Janeiro e 4.300 empresas que atuam no ramo da Ciência da Administração.
Não possui nenhum incentivo do Governo Federal, é mantido por anuidade paga pelos profissionais inscritos.
Dia do Administrador
O dia do Administrador é comemorado no dia 9 (nove) de setembro, pois foi nesse dia, que a profissão de Administrador foi reconhecida. A Lei 4.769 foi sancionada pelo Presidente da República da época, Humberto de Alencar Castello Branco. A lei foi públicada no Diário Oficial da União em 13/09/1965.
Juramento
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais; observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.” (Aprovado pela Resolução Normativa CFA número 201/98)
Oração do Administrador
“Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR.
Reconheço minhas limitações, mas humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo:
Senhor, despido de egoísmo quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional;
Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas.”
Fazer o juramento ao ingressar na profissão, constitui o dever inicial de todo o Administrador; respeitá-lo, obedecendo-o, constitui o dever de sempre do Administrador.
A Pedra do Administrador
A pedra escolhida foi a safira azul-escuro, pois é uma cor que