filosofos
Liderança é a influência interpessoal, exercida na situação e dirigida através do processo de comunicação humana, com vista à obtenção de um ou mais objetivos específicos, ou seja, liderança é o poder de persuasão, por meio do qual um indivíduo induz um grupo ou pessoas a dedicar-se aos objetivos em comum.
Existem diversos conceitos e definições para liderança:
Segundo Peter Drucker, “A única definição de líder, é alguém que possui seguidor, pois sem seguidores, não podem existir líderes.” “Liderança é uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que os resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada” (Jacobs, 1970, p.232).
Liderança “é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo” (Rouch & Behling, 1984, p.46).
“A liderança sempre existiu e ao definí-la verifica-se que está ligada a um fenômeno grupal, consiste em uma influência exercida intencionalmente por parte do indivíduo que lidera sobre as outras pessoas. O processo de liderança tem mão-dupla. Não abrange apenas o cargo de líder, necessita da cooperação das pessoas e o objetivo final só se concretizará se as ações pretendidas pelo líder forem assimiladas e correspondidas pelos subordinados. “(BENNIS, 2004, p.29)
Mediante as definições apresentadas, podemos chegar a um consenso comum de que Liderança é o poder ou dom de influenciar pessoas ou grupo com a finalidade de alcançarmos um bem ou objetivo em comum, visto que liderança nada tem que ver com popularidade e sim com os resultados apresentados por um determinado indivíduo (líder), pois o líder eficaz promove a cultura, as possibilidades de ampla visão, acompanhando e desenvolvendo seus seguidores e liderados.
Pois para ser Líder não necessariamente é preciso estar inserido em um organograma ou hierarquia, em muitas vezes o líder obtém seus ótimos