Filosofos
Nova Iguaçu, 2013
Platão
Aristócles atendia pelo nome de Platão, apelido que ganhou supostamente devido seu porte atlético. Ele era um escritor sofisticado, criou cerca de 30 diálogos. Nascido em Atenas do ano de 347/348 a.C. Platão foi discípulo de Sócrates até a morte deste. Fundou a Academia, instituição que logo ganhou prestígio e atraiu diversos jovens.
O pensamento Platônico “A ontologia de Platão diz, que algo é na medida em que participa da ideia desse objeto”.
Obras Platônicas
De acordo com Platão só as ideias e formas são constantes e reais. Platão divide o mundo em duas partes. O mundo das ideias, onde tudo é constante e real, e o mundo físico em que vivemos, onde o fluxo é constante e a realidade é relativa.
Platão e a política Platão acreditava que a melhor forma de governo é por mérito. Platão divide o estado ideal em três classes: a classe dos comerciantes, a classe dos militares e a classe dos filósofos-reis. Os filósofos-reis são encarregados de governar o país. As classes não são hereditárias, elas são determinadas pelo tipo de educação que a pessoa tem.
Tales de Mileto
624/625 a.C a 556/558 a.C
Escola Jônica, escola de Mileto – Naturalismo.
Principais Interesses: Metafísica, ética, matemática, astronomia.
Trabalhos notáveis: Água como “physis”. Teorema de Tales, considerado o pai da ciência e da filosofia ocidental.
Influências: Pitágoras, Anaximandro, Anaximenes.
Um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filosófo ocidental de que se tem noticia. De ascendência fenícia. Nasceu em Mileto, antiga colônia Grega, na Ásia menor, atual Turquia. Por volta de 624/625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556/558 a.C. Tales é apontado como um dos setes sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores embora discordassem quanto à “substância primordial” (que