Filosofos
Filósofos
Sumário
Introdução 4
Tales de Mileto 5
Anaximandro 6
Empédocles 8
Demócrito 9
Pitágoras 10
Heráclito de Éfeso 11
Parmênides 12
Sócrates 13
Platão 14
Aristóteles 15
Santo Agostinho 16
Tomás de Aquino 17
Conclusão 18
Anexos 19
Referências 21
Introdução
O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Desenvolve pesquisas, e presta consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais. Também está habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas. Filósofos são de extrema importância para a sociedade, uma vez que eles nos abrem o “caminho da imaginação” onde nos permite ir muito além daquilo que é palpável, alimentando nossa mente crítica em relação ao universo. Cada filósofo tem sua crença e sua concepção sobre o que é o universo e como ele surgiu, veremos alguns deles e o que pensavam.
Tales de Mileto
Tales de Mileto foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Alguns estudiosos consideram Tales o Pai da Filosofia Ocidental. Ele instituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ética, a política, a verdade e a totalidade que ainda são estudados e considerados nos tempos contemporâneos. Na filosofia, Tales girava seus pensamentos em torno de assuntos da natureza e seus elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele foi um visionário, percebia a realidade muito além de seu tempo. Tales veio a falecer, provavelmente, em 558 ou 556 antes de Cristo.
Diferente dos gregos antigos, Tales de Mileto foi o primeiro a rejeitar a visão religiosa sobre os componentes da natureza