A Corporação
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
SÊNIO SOARES DA SILVA
RESENHA
“A CORPORAÇÃO”
Aracaju
2013
SÊNIO SOARES DA SILVA
RESENHA
“A CORPORAÇÃO”
Resenha apresentado ao Curso de Direito, sob orientação do Professora José Afonso do Nascimento como avaliação parcial da disciplina Sociologia Geral de Juridica.
Aracaju
2013
Filme: The Corporation
I. Referência
Direção: Mark Achbar e Jennifer Abbot;
Origem: Canadá;
Gênero: Documentário;
Duração: 2h 25 min.
II. Resenha do filme
A corporação (The Corporation) produção na forma de documentário baseado no best seller de Joel Bakan “The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power” (A Corporação: a busca patológica de lucro e poder) aborda a fundo a história, definição, desenvolvimento e os princípios que norteiam esse ente tão poderoso do mundo globalizado atual.
O documentário canadense produzido e dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbot em 2003 contou com 200 colaboradores e teve a durabilidade de oito anos para sua construção, gerou um grande eco no mundo, especialmente no meio acadêmico, popularizou-se por revelar prática não ética de organizações de grande porte norte-americanas. Ações, depoimentos e revelações dos efeitos da sede do poder das corporações, demonstrando o preço que o meio ambiente e nós seres humanos pagamos e pagaremos por estes atos.
O filme inicia-se com um breve histórico desde o nascimento desse tipo de negócio até quase a hegemonia das atividades na atualidade, refletindo desde a revolução industrial até as conquistas legislativas que permitiram a absurda patenteação de grande parte da vida natural. Com mais de 40 entrevistas apresentando diversos pontos de vistas de historiadores, executivos, críticos, jornalistas, ex-funcionários e ativistas.
O filme descreve o mercado como onipotente, onde não há