Corporação
Faculdade de Ciências Integradas do pontal
Nomes completos dos Alunos Nº de Matricula
Lucas Henrique de Melo 21311EPR017
Resenha Crítica:
A Corporação
Ituiutaba-MG
28/10/2014
Com surgimento na era industrial, as corporações representavam e ainda hoje representam o papel de dominio em todo o cenário mundial. Produzido por Mark Achbare Jennifer Abbot, o documentário “The Corporation” (A corporação), tem como finalidade abortar várias questões a respeito do que seria e como aje uma corporação. Uma corporação é uma forma de controle de negócios onde existem diversos grupos de pessoas trabalhando em conjunto para atingir diversos objetivos que dentre todos o de maior importância é a busca em obter grandes e crescentes lucros.
O documentário conta com diversas entrevistas que ressaltam várias posições a cerca do assunto contatas através do ponto de vista de historiadores, críticos e até mesmo executivos de organizações mundiais. Dentre os diversos assuntos tratados no documentário, o principal é a falta de ética existente neste meio de negócios, onde a cobiça ultrapassa todos os valores morais fazendo com que a busca por lucros e superioridade seja antiética. As corporações agem judicialmente sem moralidade a fim de beneficiar os executivos através de lucros. Tais organizações preocupam com a geração de lucros e não com a de valores sociais, culturais fazendo assim com que não exista a contribuição de valores a sociedade.
Uma corporação é nada mais que uma estrutura artificial composta de membros que possuem responsabilidades e objetivos a serem cumpridos dentro da organização. No documentário é discutido também que a psicopatia seria o tipo de personalidade mais presente quanto a comparação a um tipo de pessoa. A psicopatia se dá pela falta de socialidade, ao extinto de dominância e também ao baixo controle