Dicas de alimentação saudavel
Faça no mínimo 6 refeições diárias em horários fixos; nos intervalos prefira fruta ou tome um suco ou vitamina de fruta ou um iogurte; coma devagar e mastigue bem os alimentos; isso favorece a digestão.
Prefira as carnes magras (frango e peixe são boas opções); pois são as melhores fontes de Vitamina B12 e ferro.
Coma diariamente vegetal de folhas escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre etc.) e vegetais de cor amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Esses são fontes importantes de Vitamina A entre outros micronutrientes.
Coma frutas com casca (aquelas que sejam possíveis); Prefira as verduras que possam ser consumidas cruas.
Consuma ao menos uma fruta cítrica por dia (laranja, abacaxi, tangerina, caju etc.). Elas são fontes de Vitamina C. que além de ajudar o organismo a se tornar mais resistente a infecções, aumenta a absorção de ferro vindo da proteína animal da dieta (carne).
Consuma fibras, pois além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino, trazem entre outros benefícios a diminuição da absorção do colesterol.
Massas e pães são fontes energéticas importantes, mas não abuse nas quantidades; lembre-se: COMER UM POUCO DE TUDO E DE TUDO UM POUCO. Prefira os pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas do complexo B, que mantém os níveis de energia no organismo e deixam os olhos brilhantes e a pele macia.
Evite o consumo de frituras e durante as preparações alimentares, prefira os óleos ricos em gordura poliinsaturados (ex: óleo de canola, girassol e milho). Usar azeite de oliva na salada é recomendável, pois é rico e gordura monoinsaturada; esses óleos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Beba muita água durante o dia, no mínimo 8 copos. Pode abusar dos chás de ervas; esses podem ser consumidos sem açúcar.
Pratique atividade física pelo menos 3 vezes na semana, como por exemplo: caminhada que vai ajudar na perda de peso e na manutenção da sua saúde.