Cultura Organizacional
Tanto seus líderes como seus colaboradores influenciam na cultura organizacional da empresa, afim de se chegarem em uma mentalidade comum. Valores morais e éticos fazem parte do cotidiano da organização que estão constantemente sendo compartilhados entre seus membros na maneira de agir e pensar.
Vários elementos constituintes dentro de uma organização podem afetar o seu sistema seja de forma positiva ou negativa. Preceitos (implícitos ou explícitos) como: normas e regulamentos, tradições, símbolos, costumes, políticas administrativas, estilo de liderança, padrões de desempenho servem como base para a estrutura organizacional da empresa, assim como os elementos tecnológicos inseridos no seu ambiente e também a manifestação de seus colaboradores na participação de sua estrutura, a forma como ele é ingressado dentro da instituição, seu modo de se relacionar, sua criatividade, etc.
Jerônimo (2010) reforça que cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.
Existem muitas características que englobam a cultura organizacional demonstrando a sua essência e o poder que exercem tanto em seu ambiente interno como no ambiente externo. Fatores culturais tanto dos indivíduos quanto da organização fazem parte de um elo que proporcionam maior racionalidade e diversificações em um