Relatorio financeiro renner
As Lojas Renner S.A. foi fundada em 1965, e ao longo dos anos foi se firmando como umas das principais redes de loja de departamentos especializados em moda, atuando hoje em todo o território nacional.
A seguir, será apresentada a análise financeira da Renner, referente aos exercícios de 2011 e 2012, com o objetivo de confrontar os valores que constituem seu balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, avaliando desta maneira o desempenho econômico e financeiro da empresa no período.
No índice de liquidez corrente, pode-se constatar que a Renner teve desempenho ruim, pois em 2011 esse índice era de 1,92, e em 2012 caiu para 1,45. Esse resultado decorreu do aumento das contas Fornecedores e Financiamentos Operações serviços financeiros – crescimento de 8% e 356% no período, respectivamente. É interessante destacar que esse último item teve grande representatividade no Passivo em 2012 (14%). Isso indica que houve um alto investimento em capital de terceiros, que foi utilizado para aumentar o ativo permanente em 37% e o estoque em 15%.
Observando-se os índices de liquidez seca, que em 2011 era de 1,55 e em 2012 caiu para 1,18, fica evidente que a conta Estoque tem importante participação no ativo circulante, no que se refere ao pagamento das dívidas a curto prazo. O investimento nesse item foi de 15% de um ano para outro, o que evidencia a preocupação da empresa em manter seu estoque alto, uma vez que ele tem papel fundamental na geração de receita.
No índice de liquidez geral, percebe-se que a situação foi ruim, onde houve uma queda no período – em 2011 esse índice era de 1,19 e em 2012 1,08. Ou seja, a empresa diminuiu sua capacidade de quitar as dívidas em relação ao ativo total. Isso aconteceu devido ao investimento que a Renner fez em financiamentos, aumentando o seu passivo em 34% de um ano para outro – quando o ativo teve crescimento de apenas 26%.
Quando analisada a participação de