Isopreno
Estadual de Londrina
ISOPRENO
Ciências Biológicas
Danielly M. Shiki
Materia:Química Orgânica
PROFESSOR Márcio Leandro
LONDRINA – PARANÁ
2012
ISOPRENOS
RESUMO
O isopreno é um hidrocarboneto insaturado com cinco átomos de carbono de carbono tendo oito de hidrogênio. Sua fórmula química é C5H8.Um dieno, líquido incolor, de fórmula estrutural H2C=C(CH3)CH=CH2. Nomenclatura oficial é: 2-metil butadieno-1,3. Sendo um composto orgânico tóxico que é utilizado como monômero para a fabricação do poliisopreno, da borracha que através de uma reação de polimerização, também pode ser utilizado como catalisador para obtenção de outros compostos. Conhecidos também de beta-metidivinil;.É a unidade estrutural dos terpenos e borracha natural e também é usado nas borrachas sintéticas.
INTRODUÇÃO
A borracha um dos principais produtos do isopreno é conhecida antes do descobrimento da América, no ano de 1525 quando o P. d’Anghieria relatou ter visto os índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Charles de La Condomine foi o primeiro a estudar cientificamente sobre a borracha. O primeiro emprego da borracha foi como apagador. A palavra borracha teve sua origem nas aplicações dos portugueses, para utilizar na fabricação de botijas para substituir as borrachas de couro que os portugueses usavam para o transporte do vinho.
Assim começou a expansão do uso da borracha, utilizados no vestuário, brinquedos e automotiva, como os pneumáticos, câmaras de ar, que foram evoluídos ao decorrer do tempo.
Bouchardt foi o primeiro a realizar a polimerização do isopreno, entre 1879 e 1882, obtendo produtos de propriedades semelhantes à borracha. O látex é uma emulsão coloidal, uma suspensão de partículas naturais de borracha na água. Muitas árvores e arbustos tropicais produzem látex, entre elas Ficus elástica, Castilla elástica.Todos os exemplares da amplamente