A Obra de Fayol
HENRI FAYOL
(1841-1925)
De certa forma, Henri Fayol foi o primeiro pensador da gestão. Enquanto outros estudaram o trabalho humano e a sua mecânica, ele centrou a atenção no papel da gestão e nas qualificações dos gestores.
De origem francesa, Fayol licenciou-se em Engenharia de Minas em St. Etienne e foi trabalhar para a empresa de minas Commentry-Fourchamboult-Décazeville, onde permaneceu entre 1888 e 1918. Fayol desenvolveu uma carreira paralela como teórico de gestão. O seu trabalho foi importante por duas razões: introduziu no conceito de gestão científica do trabalho o tema do papel dos gestores como supervisores do trabalho dos subordinados e analisou como é que uma empresa poderia organizar-se de forma mais eficaz. Fayol foi o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. É um modelo que ainda hoje permanece válido. As seis funções ou áreas básicas eram: produção, comercial, financeira, contabilidade, gestão e administrativa e segurança.
FONTE: http://www.squalidade.com.br/NomesHaI.html
Talvez por que Taylor postulava nos Estados Unidos e Henry Fayol defendia suas crenças na França, o primeiro tenha se tornado mais famosos que o segundo. Mas não existia empresa que Fayol não organizasse e fizesse sair de uma condição de prejuízo para o lucro.
Enquanto Taylor e seus seguidores se preocupavam com as tarefas, Fayol buscava a melhor estrutura organizacional através da melhor disposição entre as áreas da empresa. Sua forma de gerir uma empresa estava baseada em seis funções essenciais que perduram até os dias atuais:
1. FUNÇÕES TÉCNICAS: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. 2. FUNÇÕES COMERCIAIS: relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. FUNÇÕES FINANCEIRAS: relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. FUNÇÕES DE SEGURANÇA: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. FUNÇÕES CONTÁBEIS: relacionadas com os inventários, registros,