Comportamento organizacional
A história do Comportamento Organizacional tem seu início entre os meados dos séculos XVIII e XIX com o acontecimento da revolução industrial e, o aumento da necessidade de mão de obra qualificada que exigia dos gerentes uma nova abordagem no trato com os colaboradores nas organizações. O Comportamento Organizacional deriva basicamente das pesquisas de administração e de suas abordagens, as mais importantes foram: administração científica, abordagem das relações humanas e abordagem dos sistemas abertos. Todas essas abordagens traziam em se o fundamento de que o homem, um ser condicionado respondia aos estímulos do ambiente e, consequentemente do sistema no ambiente empregado, levando em conta ou não a satisfação do colaborador.
Os pré-humanistas
A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’ , ou seja, as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros.
Taylor e Fayol
Dois grandes personagens, mitos da administração mundial são: Taylor pioneiro e Fayol seguidor e aperfeiçoador das obras de Taylor, Taylor que por sua vez passou a estudar formas para aperfeiçoa as técnicas de administrar tanto das empresas, quanto da sociedade, buscando esse aperfeiçoamento na ciência.
Taylor: começou seus estudos da base "o operário" para o topo "Gerentes, donos e supervisores", trazendo em sua primeira obra "administração de oficinas" o estudo das técnicas de trabalho realizado pelo operário, se baseando em dois pontos, o tempo e o movimento, a partir desses pontos ele vai desenvolver outros vários conceitos que serão bem aceitos. Em um segundo momento TAYLOR traz uma segunda obra onde fala de princípios de administração, fundamentos e características, sem