obra de fayol
CURSO: RECURSOS HUMANOS
PAULA JAMILLE SANTOS
ALAGOINHAS
2014
RESUMO :
Neste trabalho, apresento alguns fatos da vida do Engenheiro Fayol, e como a partir das suas experiências de vida ele desenvolveu sua Teoria Administrativa. Constam no trabalho os princípios de Fayol, sua visão sobre o administrador e administração e as considerações posteriores que foram feitas a respeito de suas idéias.
INTRODUÇÃO: Este trabalho tem por objetivo apresentar a origem de uma das Teorias administrativas desenvolvidas durante a revolução Industrial, e quais os fatores que a inspiraram, para que após o estudo do seu surgimento seja possível a comparação com os atuais métodos administrativos que vemos sendo aplicados hoje e acompreensão de como foi que se tornaram importantes. Pretende-se também, através do presente estudo, aguçar a curiosidade e“startar” uma busca infinita por conhecimento a fim de melhorar e ampliar os métodos de se atingir níveis de excelência não só organizacionais, mas também como pessoais. Pois indiferente do fim para qual se aplica a ciência administrativa, o seu estudo e aplicações mais aprofundadas trarão inevitavelmente como resultados o desenvolvimento, o crescimento, a harmonia... Organizações e pessoas melhores,que podem atingir níveis de excelência em todos os seus objetivos.
VIDA E OBRA DE JULES HENRY FAYOL:
Jules Henry Fayol nasceu na antiga Constantinopla (atual Istambul), filho de pais franceses, foi educado no Liceu de Lion e em 1860, com 19 anos se gradua em engenharia de minas em Saint Étienne e ingressou na empresa metalúrgica e carbonífera Comentry-Four-chambault Company, onde fez carreira. Como engenheiro contribui muito para os avanços nas técnicas de combates de incêndios subterrâneos, em 1866 com 25 anos, foi promovido à gerente das minas. Em 1888 ele assumiu a diretoria geral da empresa, que na época passava por sérias dificuldades e salvou a companhia da falência.