A Objetividade do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política
Ciência Política.
Mas Weber no seu texto " A objetividade do conhecimento na ciencia social e ciencia política", é apresentado uma teoria que busca firmar a objetividade nas ciências sociais.
Uma questão que circula junto com o momento da busca da institucionalização desta ciencia, essa questão ja resolvidade nas ciências naturais que está a muito tempo institucionalizada. O autor inicia sua teoria baseado no respaldo de que o juízo de valor nao poderia ser retirado das analises da ciencia, pois esse juízo nao teria fundamento no subjetivismo do cientista mas na da sociedade que este faz parte.
Weber ainda apresenta 2 tipos dalhos.e juízos: juízos de fato que seriam hipóteses baseadas na realidade em volta do indivíduo e os juízos de valor que são baseados no ponto de vista pessoal e que podem levar o pesquisador ao erro se o usarem.
Max Weber apresenta uma forma do pesquisador realizar suas pesquisas usando a escolha de fenômenos mais se tem afinidade com suas idéias para que assim sua opinião não interfira nos seus trab
Texto: A ciência como vocação
Max Weber em sua obra: “A ciência como vocação”, explicita de forma bem clara a diferença entre os caminhos que um jovem cientista pode vir a seguir na Alemanha e nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, o cientista recebe um pagamento por suas contribuições para a instituição, partindo do ponto que esse pagamento poderia ser cortado e o cientista “despedido” por não produzir material científico de interesse para a instituição que o contratou.
Na Alemanha, o jovem apresentaria um tese que deveria passar por avaliações pela comunidade científica e que se fosse aprovado ele ganharia o direito de ministrar cursos onde o único ganho dele viria das mensalidades pagas pelos alunos.Entrando nesse ponto a questão da dominação carismática,quando o professor possui um carisma e acaba