Resumo do texto: As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen
O positivismo surge no fim do século XVIII como uma utopia crítico revolucionária da burguesia antiabsolutista, para tornar-se , no decorrer do séc. XIX, até os nossos dias, uma ideologia conservadora identificada como a ordem industrial/burguesa que é estabelecida.
A neutralidade das ciências sociais contribui para negação do positivismo e o históricosocial do conhecimento, desprezando a relação entre o conhecimento cientifico e as classes sociais. Ele só leva em consideração os fundamentos sociais do pré-científico inserido na própria ciência social, relacionando o saber com as classes sociais, não considerados no quadro metodológico fundamental do positivismo.
Para entender a doutrina positivista sobre o aspecto da objetividade/neutralidade cientifico-social, se faz necessário entender sua gênese histórica e seu desenvolvimento e a sua relação com o conjunto da problemática positivista na visão mundo.
A utopia positivista: Condorcet e Saint-Simon
A concepção de leis naturais da vida social e uma ciência da sociedade com base nasciências da natureza são igualitárias em sua origem. O positivismo moderno nasce da doutrina do Iluminismo. Condorcet surge como colaborador direto na gênese da nova corrente. Condorcet pensa em submeter a economia politica a “precisão do cálculo” e ao método da ciência da natureza. Considera que os fenômenos