monograma
Moisés não se conformou, e como fez anteriormente voltou a interceder pelo povo (Êxodo 32:11,13,31,32). Podemos notar a sequência de eventos decorrentes dos pecados de Israel, e a perseverança de Moisés em oração para que Deus não os destruíssem. A intercessão de Moisés proveu bases para Deus mudar sua intenção, não cumprir suas advertências, e não destruir o povo. Agora o povo estava de luto. Tirar os atavios (enfeites) é como que ficar de luto, e se despojar de suas joias e roupas formosas simboliza tristeza, amargura.
Moisés foi à tenda da congregação para clamar ao Senhor. Esta era uma tenda construída temporariamente para que Moisés pudesse estar com Deus, pois o tabernáculo ainda não havia sido construído. Enquanto Moisés se afastava, o sentimento no coração do povo era de profunda consternação e esperança de que o pecado de Israel fosse perdoado, e que Deus tivesse misericórdia deles (V8-10). Moisés intercede. Ele só poderia invocar a graça e a misericórdia do Deus de aliança. A perseverança dele nos lembra da luta persistente de Jacó com Deus em busca da benção divina (Gêneses 32:34) no Vau de Jaboque.
E vendo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, se levantou e se inclinou, todos em Israel estavam em grande clamor.
E falava o Senhor a Moisés, face a face, como qualquer um que fala a um amigo. Que grande privilégio ser chamado amigo de Deus! Ele tinha intimidade com o seu grande amigo, o Deus de Israel. Moisés clama a Deus e se recusa a prosseguir sem a