noomes
Jesus, nome de origem hebraica que significa Salvador. As primeiras fontes de informações sobre a vida de Jesus são os quatro Evangelhos Canônicos, que integram o Novo Testamento, que relata desde o seu nascimento até sua morte. Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus é a imagem central do Cristianismo, é o redentor da humanidade.
Jesus, para o islamismo, é conhecido como Isa, ou Isa ibn Maryam (Jesus filho de Maria), é considerado um dos principais profetas do Islã. Para um segmento do judaísmo, Jesus é um profeta, para outro é um apóstata.
Vários nomes são usados para designar Jesus, entre eles, Cristo, Senhor, Filho de Deus, Mestre, o Profeta, o Messias, o Cordeiro de Deus e Rei dos Judeus.
A interjeição Jesus!, significa admiração, espanto. Ex: Jesus!, que surpresa.
Origem do nome Jesus
O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro. Em aramaico, a língua corrente da Palestina, que deu origem a diversos idiomas falados até hoje, o termo "Jeshua Hamashia", significa Jesus Cristo o Messias, e é encontrado no Novo Testamento com a grafia "Yeshu ha Notzri". Em português, o nome "Javé", ou ainda "Jeová", têm o mesmo significado "a Eternidade de Deus".
O monograma "JSH", Jesus Salvador dos Homens, do grego "IHSUS", aparece nos evangelhos dos apóstolos Marcos e Lucas. A forma latina "Jesus Hominibus Salvatoren" (IHS), foi criada no século XV e adotada por Santo Inácio de Loyola, como emblema da Companhia de Jesus e hoje é um dos símbolos da Igreja Católica.