Relatório Química
A aula prática de Química Fundamental teve como objetivo o aprendizado do procedimento adequado do preparo de soluções.
Solução é um sistema em que uma, ou mais substâncias estão dispersas, ou dissolvidas em outra (solvente). De modo geral, o soluto está presente em quantidade bem menor que a do solvente, fazendo com que exista amplo espaço entre as partículas dissolvidas, moléculas ou íons. O mais universal dos solventes é água, por sua capacidade de dissolver um grande número de outras substâncias.
A solução é uma mistura homogênea onde não se pode distinguir solvente e soluto. O soluto é constituído de moléculas ou íons.
Para tratar da estequiometria das reações que ocorrem com os reagentes dissolvidos, é fundamental sabermos quanto tem de um dado soluto numa dada quantidade de solvente ou solução total. Ou seja, as concentrações das soluções. Existem várias maneiras para expressar a concentração de uma solução.
CONCENTRAÇÃO EM GRAMAS POR LITRO (OU CONCENTRAÇÃO COMUM)
A concentração comum (C) de uma solução é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (V). A sua unidade no Sistema Internacional (SI) é (g/L). É utilizada em laboratórios e para indicar a composição de alimentos e medicamentos.
C(g/L) = m(g) / V(L)
CONCENTRAÇÃO EM QUANTIDADE DE MATÉRIA
A concentração em quantidade de matéria é chamada por concentração molar ou molaridade, porém, os termos corretos são "concentração em mol/L" ou "concentração em quantidade de matéria". Além disso, essa concentração é mais recomendada pelo SI e pela IUPAC; portanto ela é a mais usada em laboratórios e indústrias químicas.
M(mol/L) = nsoluto / Vsolução (L)
MOLARIDADE
Molaridade ou concentração molar é a relação entre o número de moles do soluto (n1) e a massa do solvente (m2), em quilogramas (Kg).
Molaridade = nsoluto / msolvente (Kg)
FRAÇÃO EM MOL
É um número puro, isto é, não tem unidade. A fração molar de uma solução pode ser expressa de