Projeto- A Tecnologia como um elemento de estímulo à leitura.
O FACEBOOK COMO UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE.
DENISE RODRIGUES MONÇÃO
TANIA MARA WINCK
PIMENTA BUENO
21 DE SETEMBRO, 2014.
JUSTIFICATIVA
A intenção desse trabalho é utilizar o Facebook para fortalecer o acesso a Informação e Comunicação entre a escola e a sociedade, tornando público por meio de postagens de fotos, texto, filmagens os projetos realizados na escola.
Lima (2011) define rede social como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Ele também afirma que, as redes sociais virtuais são grupos ou espaços específicos na internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos). De acordo com Hardagh (2009), as redes sociais demonstram uma necessidade humana anterior à internet. Os desejos de estar junto, compartilhar e colaborar são inatos do homem, apenas foram maximizados pelo advento da Internet, com surgimento de novos espaços de interação social. Dentre todas as tecnologias que contribuíram para o crescimento da internet, os sites de redes sociais tiveram maior influência.
PROBLEMA
A criação do facebook com o perfil da escola pode estar disponível à população e clientela escolar, que têm acesso ao mesmo. Esta experiência pode ser considerada como elemento facilitador e estimulador de comunicação?
É possível a escola criar situações que permitam aos alunos desenvolverem habilidades de leitura e textos, a partir das experiências com as redes sociais?
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE
Não tem como a escola estar omissa a todos os avanços tecnológicos que vem acontecendo na