Estética e imagem pessoal
Luciana Apolonio Rodrigues Carneiro
Iniciação científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
Projeto de Pesquisa: Tecnologia como um elemento de estímulo à leitura
BAURU - 2008
Luciana Apolonio Rodrigues Carneiro - 1 Formada em Pedagogia e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Bauru.
JUSTIFICATIVA
A intenção desse trabalho é investigar o impacto produzido pelas tecnologias da Informação e Comunicação no processo de Alfabetização e Letramento e, também, investigar as possibilidades de ampliação dos hábitos leitores de alunos do Ensino Fundamental.
É óbvio afirmar que a leitura é indissociável ao ofício pedagógico. Mais previsível ainda é contar com ela diariamente na sala de aula. Refiro-me não somente à leitura de portadores de texto vinculados ao conteúdo a ser desenvolvido, mas também ao contato da leitura através da prática de contar histórias.
Estudiosos afirmam que a contação de histórias é o primeiro contato da criança com um texto e onde também se inicia as possibilidades de sentir as emoções.
Sabemos que a função social da escrita é uma das responsabilidades da escola e, em consequência disso, vem a leitura. Assim sendo, a escola se torna um espaço privilegiado para esse incentivo e os professores tornam-se os principais agentes.
Mas de que forma a escola pode “alimentar” o gosto pela leitura? O que fazer uma vez que a o hábito da leitura, segundo a UNESCO, está associada a alguns fatores, tais como o de ter nascido numa família de leitores, ter passado num sistema escolar preocupado com o hábito de leitura, a acessibilidade ao livro e o valor que a população lhe atribui?
Nesses últimos anos, a escola pública brasileira tem buscado melhorias nas suas condições. A implantação da informática e a compra de livros pelo governo vêm aumentando e tomando espaço na escola e, como ela é uma instituição sistemática, o professores