Surgimento do toyotismo
Capítulo 1 - Momento histórico e surgimento do Toyotismo
1.1 Uma época difícil – Contextualização histórica
A Segunda Guerra Mundial, foi um conflito militar que durou de 1939 a 1945, envolvei todas as potências da época, e foi dividida em duas opostas alianças, eram elas: os Aliados (União Soviética (atual Rússia), Estados Unidos e Reino Unido) e o Eixo (Alemanha, Império do Japão e Reino da Itália). Esse conflito destruiu e/ou desestabilizou física e economicamente muitos países. Por isso, para conseguir se recuperar, varias nações precisaram de medidas rígidas de economia.
Esse desfecho quebrou por completo a economia japonesa. Foi necessário muito capital para a recuperação das cidades e do povo. Além disso, milhares de vidas haviam sido perdidas, assim, muitas empresas acabaram perdendo muitos funcionários de uma vez só. Com isso, foi preciso a contratação de emergência de muitas pessoas que não eram qualificadas para os cargos, ou seja, milhares de pessoas que nunca haviam trabalhado em fábricas em suas vidas se viam de uma hora para outra numa linha de montagem. Este fato gerou muitos custos e perdas já que foi necessário todo um treinamento de toda a nova equipe.
Além da Segunda Guerra Mundial, houve também a crise mundial do petróleo no final da década de 70. A crise se instalou após descobrirem que o produto era esgotável. O mundo acreditava, até então, que o “ouro negro” era inesgotável e isso fazia com que seu uso era completamente indiscriminado e seu preço bem acessível. Depois da descoberta que sim, o produto é esgotável, o valor do barril triplicou em pouco mais de sete anos.
Após o final da batalha em 1945, economia japonesa já havia caído muito. Para se ter uma ideia, nos períodos de alto crescimento o “ciclo usual de negócios consistia de dois ou três anos de prosperidade, com, no máximo, seis meses de recessão” (OHNO: 2006, p. 24), muitas vezes essa prosperidade durava mais de três