Sociologia Trabalho
Fordismo/Taylorismo e Toyotismo
Goiânia, 20 de Novembro de 2013
3º ano de Eletrônica
Alunos:
Alexsander de Melo Santos
Carlos Roberto Vilela Júnior
José Nilson Trajano da Costa Filho
Reinaldo Albernaz de Oliveira
Introdução
Vamos apresentar e detalhar os sistemas de produção e administração do trabalho(Fordismo/Taylorismo e Toyotismo), todos baseados no sistema capitalista. Será definido suas estruturas e suas transformações ao longo do século XX. Sendo abordados: O Surgimento do Taylorismo e do Fordismo, Principais características do Taylorismo e do Fordismo, As Principais características do Fordismo, Kanban.
O Surgimento do Taylorismo e do Fordismo
O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho).
Dando prosseguimento à teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), dono e pioneiro da indústria automobilística (Ford), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa (O Fordismo). Os países desenvolvidos aderiram totalmente, ou parcialmente, a esse método produtivo industrial, que foi extremamente importante para a consolidação da supremacia norte-americana no século XX. Já os países subdesenvolvidos não se adequaram ao Fordismo no sistema produtivo, pois a sua população não teve acesso ao consumo dos produtos gerados pela indústria de produção em massa.
Principais características do Taylorismo e do Fordismo
Taylorismo e Fordismo são formas de organização da produção industrial que revolucionaram o trabalho fabril durante o século XX. Esses dois sistemas visavam à maximização da