Ponte Balluarte
O presente trabalho é aborda a construção da Ponte Bicentenário Baluarte, a ponte Estaiada mais alta do mundo, nesse trabalho veremos como funciona uma ponte Estaiada, suas funcionalidades e sua criação. Também será citado todo o passo da construção da maior ponte do México, suas curiosidades, o que deu certo, o que deu errado quais as ideias, quem construiu, em quanto tempo foi construída, e as inúmeras curiosidades sobre essa incrível obra.
Esse trabalho tem o objetivo de mostrar o quão qual é magnifica a engenharia, como os homens evoluíram desde o tempo das cavernas e o quanto tudo é possível quando se tem organização planejamento, e uma boa equipe.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com fotos, imagens, e alguns relatos de quem trabalhou na construção da obra.
Resumo
Ponte Estaiada
É um tipo de ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os chamados estais, que dão origem ao nome estaiada), conectados a uma torre ou mastro com a função de dar sustentação às suas pistas chamadas de Tabuleiros (estrutura de metal ou concreto) da ponte.
A ponte Estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma Ponte Suspensa em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma suspensa necessitaria maior elaboração de cabos.
Estrutura de uma Ponte Estaiada
Os elementos que constituem a ponte estaiada são:
Tabuleiro: É o grande vão, por onde se trafega. Tem-se a parte corrente que é a parte do tabuleiro que fica sobre os pilares (Figura 00). Nesta parte, o tabuleiro é divido em lajes que são concretadas sobre lajes pré-moldadas e que estas ficam apoiadas em vigas de concreto que percorrem todo comprimento do tabuleiro, que são as longarinas.
Na parte estaiada, suspensa pelos estais, o tabuleiro é