PREPARO DE MEIOS DE CULTURA
INTRODUÇÃO
Para o estudo e identificação das bactérias e fungos é necessário isolá-los e cultivá-los, fornecendo as condições físicas e químicas para que eles se reproduzam e aumentem seu inoculo. O cultivo destes microrganismos é feito no meio de cultura (que pode ser feito de Ágar Nutriente ou Ágar Sabouraud), que fornece os nutrientes e condições químicas adequadas para seu crescimento.
Quando uma amostra é coletada e levada ao laboratório a fim de realizar sua análise microbiológica, o primeiro passo é o cultivo da amostra em um meio de cultura simples, permitindo o crescimento das bactérias presentes, denominado de cultivo simples. Após o crescimento, as bactérias são sujeitas a testes, como a coloração de Gram, e cultivos secundários em meios que promovem o isolamento e identificação da bactéria-alvo.
A escolha do meio de cultura é uma etapa muito importante no processo de identificação de fungo em uma amostra. O meio de cultura pode ser escolhido, basicamente, segundo o tipo de amostra ou agente etiológico pressupostamente presente na mesma. Há a possibilidade de, a partir de aspectos observados ao exame microscópico da amostra, não ser possível a identificação, nesses casos há necessidade de realização de cultivo, seguido de nova observação microscópica. Nesse contexto, deve-se escolher o meio mais adequado para que seja possível confirmar a identificação do agente.
MATERIAIS E MÉTODOS
-Erlenmayer
-Proveta graduada
-Béquer
-Placas de petri
-Papel aluminio
-Papel kraft
-Fita para autoclave
-Água destilada
Meios de cultura
-Agar nutriente
-Agar sabouraud
Primeiramente pesar 2,8 g de Agar Nutriente e 6,5 g de Agar Sabouraud em papel aluminio, em seguida transferir para o erlenmeyer, e completar com agua destilada 100ml.
Tampar o erlenmayer com papel kraft e fita para autoclave, para em seguida autoclavar a 121˚C por 15 minutos.
Distribuir nas placas de petri, e por fim estocá-las.