A nova família
Nas ultimas décadas a família tem sofrido transformações profundas em sua estrutura e dinâmica, decorrente de mudanças na sociedade. Apesar disso, manifesta grande capacidade de sobrevivência e adaptação, com diferentes arranjos e personagens familiares. Figuras como a da madrasta e a do padrasto estão sendo reabilitadas e não raro concorrem com a do pai e da mãe biológicos. Quem são e o que sentem as pessoas envolvidas num novo relacionamento após uma separação?
Quando a mulher inicia um relacionamento com um homem que já tem filhos, tem que ficar em estado de alerta. Nesse momento ela passa a ser a madrasta dos filhos do primeiro casamento e se não se preparar bem para tal tarefa pode frustrar-se bastante.
Madrastas compartilham o drama do ciúme incontrolável dos enteados-considerado o maior desafio, da dificuldade de estabelecer espaços no relacionamento com o marido e da tentação de competir com a ex dele. Tentar passar despercebida na vida dos filhos de seu companheiro é inútil. De forma alguma escapará ilesa: você existe, agradará em alguns momentos e será reprovada em outros. No entanto, nesse processo de interação, nada de querer substituir a mãe. Em vez disso, melhor mesmo investir numa relação de amizade e parceria com os pequenos. ::
De que forma o pai pode ajudar
Dentro do seu lar, você manda. Pode dar seu recado, determinar as regras do pedaço. Mas evite brigas e discussões. Em vez disso, procure manter o diálogo – é sempre importante! –, assim como pôr limites e estabelecer uma rotina.
Quais os deveres “herdados” pela madrasta?
Cuidados domésticos, alimentação e atenção ao bem-estar do filho de seu companheiro são cuidados bem-vindos na relação entre vocês todos.
E se os filhos reprovarem a atual união? Essa