Nova familia
Família é o laço mais intimo que podemos ter, e a base e o alicerce para qualquer individuo. Família são valores e princípios que nos passam de geração em geração para não perdermos o foco e nem nossa essência.
Para Orlando Gomes família é o grupo fechado de pessoas,composto dos genitores e filhos,e para limitados efeitos, outros parentes,unificados pela convivência e comunhão de afetos,em uma só e mesma economia,sob a mesma direção. “A família em si é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência e do bem-estar do ser humano na sociedade”.
Como disse Amy Swerdlow quando afirma: “O conceito de família é uma parte tão importante da nossa herança psicológica e cultural que a simples menção do termo invoca intensas emoções”. A família é feita de duas estruturas associadas: os vínculos e os grupos. Há três sortes de vínculos,que podem coexistir ou existir separadamente: vínculos de sangue,vínculos de direito e vínculos de afetividade. A partir dos vínculos de família é que se compõem os diversos grupos que a integram: grupo conjugal, grupo parental (pais e filhos), grupos secundários (outros parentes e afins).
A verdade e que a família hoje em dia esta sendo constituídas por vários tipos de família. Atualmente as famílias podem ser formadas por grupos de indivíduos que se reconhecem como parentes. Seja estabelecido por elos de consaguinidade, de adoção ou casamento,ou pelo convívio com pessoas queridas. Em geral são aquelas que nos cercam e fazem parte do nosso convívio. Devemos considerar também que muitas famílias não são constituídas somente através de laços matrimoniais, fato já reconhecido pela Constituição de 1988, que ampliou o conceito de famílias para incluir entidades familiares constituídas por pais, casados ou não,