Novas formas da familia contemporanea
A sociedade contemporânea caracteriza-se por constantes e sucessivas mudanças sociais. Dentre as vária instituições sociais que compõe uma sociedade, a instituição família tem sido a mais afetada no que diz respeito a transformações na sua estrutura base.
Varias tem sido as mudanças sociais nas sociedades, que tem contribuída para o surgimento de novas formas de família: entrada da mulher no mercado de trabalho, o aumento de divórcio, técnicas de fertilidade. Todos estes factores em simultâneo tem exercido fortes influências que abalam este grupo social, que a família está numa fasse de transição que pelas mudanças observadas deixa de coresponder as ideias estabelecidas no passado de um grupo social imutavel com uma estrutura fortemente enraizada,pois a realidade social vivida nos dias de hoje em nada se semelha a realidade social das décadas anteiores,hoje vive-se num tempo mais dinâmico,tudo se processa de um modo mais rapido e complexo. A partir da decada de 80 começa a verificar-se um aumeto gradual , foram acontecendo fortes mudanças,surgem desse modo novas formas de família,ou seja ,novas famílias compostas de formas que a sociedade não estava habituanda a observar,desse modo surgem as famílias monoparentais,famílias recompostas ,famílias homoxessuais.
Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços de consanguinidade que vivem juntos em regime de coabitação, ou seja da família nuclaer que durante décadas predominava na sociedade.
O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se portanto de identificar os tipos de família que existem.
Nosso estudo sobre as famílias consiste no entendimento dos principais tipos de famílias.
A) A Família Monoparental é aquela formada pelos filhos e apenas um dos genitores, ou seja o pai ou a mãe.
Muitos estudos tem