A familia contemporânea
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
DICIPLINA: Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia
CURSO: Serviço Social
Cidade: Cruz das Almas – BA
Data: 20\10\2014
Aluna: Sueli Barbosa de Almeida
PROFESSORES: Rosane, Sergio, wilson e Adir.
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais houve uma mudança significativa na estrutura familiar, com a expansão do mercado de trabalho para as mulheres, elas tornaram-se mais independentes mudando a estrutura do processo educacional dos seus filhos. As metas dos atuais profissionais que trabalham com questões sociais, é reconhecer e utilizar os relacionamentos que as pessoas identificam como família ou externam como tal. Historicamente, o homem vem passando por transformações em decorrência dos avanços sociais, e a mulher passa a assumir papéis que, anteriormente, eram de exclusividade dos homens.
Na pluralidade que existe no contexto atual, é preciso refletir os relacionamentos entre os membros que constituem a estrutura familiar e as interações entre pessoas, pois, neste convívio social, muitos fatores são importantes no processo de construção da família como: idade, gênero, preferência sexual, situação socioeconômica, localidade e experiências pessoais. Estes vários fatores contribuem decisivamente para determinar a estrutura familiar, muitos casos a independência financeira da mulher é o fator causador da separação entre os casais.
As famílias estão sendo influencias pela reestruturação produtiva e do desemprego, devido as inserções de seus componentes no mercado, que nem sempre mantêm os rendimentos familiares em seus níveis anteriores (Montali, 2000). Sendo assim, a estrutura socioeconômica da família contribuem muito no relacionamento e convívio do meio familiar, podendo modificar a dinâmica deste meio, influenciando as decisões e norteando os rumos dos seus componentes.
A organização da família contemporânea, tem sido repensada criando assim formas particulares de