Familia contemporânea
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JANAÍNA KELLY MEDEIROS
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
PATOS\PB
2013
JANAINA KELLY MEDEIROS
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia e Serviço Social,Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metedológicos do Serviço Social || ].
Prof. Adarly Rosana, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Goes
Patos\PB
2013
Introdução
Neste trabalho faremos uma breve explanação sobre a família como um processo social em construção e mudança. Portanto partiremos do princípio de que a sociedade contemporânea traz consigo novos arranjos e composições familiares desmistificando os conceitos e preconceitos estabelecidos ao longo da história.
Embora o modelo de família nuclear ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como único modelo familiar. O surgimento de novos arranjos familiares nos leva à entender que o modelo de família nuclear (ou moderna) encontra-se em crise. Com a modificação da posição da mulher na sociedade , adquirindo autonomia ,as famílias também tomaram novas formas.
Desenvolvimento
O surgimento da sociedade industrial moderna seguido da urbanização e do desenvolvimento científico e tecnológico, contribuiu para uma redefinição das relações de classe, gênero e família. Antes da revolução Industrial as famílias eram nucleares, patriarcais e sua subsistência advinha de produção própria. Após esta revolução, a família transformou-se em conjugal moderna, cujo sustento agora provinha do