Familia contemporânea
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
IRENILDE GUIMARÃES DE SÁ
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
PETROLINA-PE
2013
IRENILDE GUIMARÃES DE SÁ
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
PETROLINA-PE
2013
INTRODUÇÃO
O mundo que vivemos hoje é de muita liberação, com isso os relacionamentos humanos se tornam cada dia mais difíceis. Baseado neste sentido muitas pessoas pensam que a família se dirige a falência.
A escolha livre é primordial à dignidade, porém pode ser desnorteante se não for usada adequadamente, e em nossa cultura consumista secular é um perigo real, pois infelizmente nem todos conseguem um matrimônio harmonioso.
A liberdade responsável de constituir uma família é exercida ao se viver a vocação matrimonial. O casamento verdadeiro não é uma combinação para atingir fins específicos ou gratificação pessoal e sim uma realização necessária na vida de muitas pessoas, pois ninguém vive só.
A verdadeira comunhão em família deve ser procurada e aceita como uma bênção, acalentada e nutrida em si mesmo.
O único lugar onde a doação verdadeira torna-se possível é na família, pois essa relação nasce do verdadeiro casamento.
Só que nos últimos anos cresce o número de famílias totalmente avessas ao que fomos acostumados a acreditar e uma dessas adversidades é o que o principal chefe da família muitas vezes é a mulher e outras são constituídas por casais homossexuais, onde contradiz toda uma cultura a qual fomos acostumados a lidar. As pesquisas e estudos sobre a questão usam termos como chefiar família feminina, domicílio chefiado por ou mulheres de família, cabe assinalar que o ponto comum neste estudo, que foi o critério aqui adotado para configurar o universo da pesquisa,