Trabalhos da faculdade
SERVIÇO SOCIAL
VIVIANE DOS SANTOS ANJOS
trabalho individual:
UMA ANÁLISE DA FAMÍLA COMTEPORÂNIA
Jequié - Ba
2013
viviane DOS SANTOS ANJOS
produção textual:
UMA ANÁLISE DA FAMÍLA COMTEPORÂNIA.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas;Sociologia e serviço social,Ética, Política e sociedade, Psicologia social, Fundamentos históricos e metodológicos do serviço social llsob orientação dos professores do segundo semestre do cursoServiço Social.
Tutor de Sala: Rita
Tutora Eletrônica: Gabriela Kfouri Silva
Jequié - Ba
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04 2 REFERENCIAL TEÓRICO 05 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 4 REFERÊNCIAS 11
1 Introdução
O modelo da família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomina a nossa sociedade, mas não podemos considerar como único modelo familiar, o surgimento de novos arranjos familiares nos leva a conclusão de que o modelo de família nuclear encontra-se em crise. (LARSCH,1991). Alguns fatores contribuíram com essa crise exemplos ; A Revolução Industrial, que exigiu maior número de trabalhadores nas fábricas; O Movimento Feminista ,que veio alterará significativamente o mundo da mulher; O Movimento da Juventude , exigindo novos valores 1960, A Pílula Anticoncepcional, separou a sexualidade da reprodução e interferiu decisivamente na sexualidade feminina, abalando o valor sagrado da maternidade, a mulher pôde desvincular a sexualidade da maternidade, esta passa ser uma opção e não um “destino”.
A definição de “família” torna-se importante ferramenta para uma análise da família contemporânea. A constituição brasileira de 1988 define no Art.266, parágrafo4: (...) “entende-se como entidade familiar a comunidade formada por qualquer um dos pais e seus descendentes.”
E o estatuto da criança e adolescente, no Art. 25, entende “por família natural a comunidade formada pelos pais ou