Trabalhos faculdade
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANTA RITA DE CÁSSIA –
ISESC
CURSO: DIREITO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ITUMBIARA – GO
ABRIL/2013
JHONATA DE OLIVEIRA RODRIGUES
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Relatório de Pesquisa apresentado ao 1º Período do curso de Direito na Faculdade Santa Rita de Cássia – IFASC para atender aos quesitos de avaliação bimestral da Disciplina Filosofia Geral sob a orientação do professor Me. Regis Cardoso.
ITUMBIARA – GO
ABRIL/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................... 3
DESENVOLVIMENTO............................................................................. 4
CONCLUSÃO.......................................................................................... 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................ 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará os seguintes temas: * Alegoria da caverna e sua relação com o conhecimento humano. * Interpretação dos elementos simbólicos citados no Livro VII, extraído da “República” de Platão.
O mito da caverna narra à história de homens que viviam em uma morada subterrânea, em forma de caverna, onde havia uma única entrada, por onde entrava a luz do sol. Esses homens residiam nesta caverna desde a sua infância. Viviam sempre acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, ficando assim imobilizados, observando apenas o que se passava em sua frente, ou seja, projeções das sombras de tudo que se passava lá fora. As projeções eram sombras de animais, plantas, objetos, que lhes mostravam situações corriqueiras.
Certa vez, um dos homens se liberta das correntes e vai explorar o interior da caverna e o mundo lá fora. Este vai e se depara com o mundo externo. No início ele fica cego por conta da forte luz do sol, além de enfrentar um caminho íngreme e rude para sair da caverna. Ao sair desta, este fica completamente encantado com a realidade, com os seres de verdade,