Ias 18
1.1 – Vendas do tipo “faturar e aguardar” (bill and hold sales)
A entrega do produto é postergada a pedido do comprador, sendo que este assume a titularidade e aceita a cobrança. A receita deve ser reconhecida quando há a transferência da titularidade (mesmo não sendo entregue o produto), porém deve ser provável que a entrega seja feita, o item esteja pronto e do modo que o cliente pediu (no momento da venda ou do reconhecimento da receita), o comprador confirme e aceite as condições e instruções da entrega diferido (i.e. está ciente) e as condições de pagamento se apliquem.
Não deve ser reconhecida a receita nas demonstrações contábeis quando somente há a intenção de adquiriu ou fabricar os produtos.
1.2 – Venda de produtos sujeitos a condições
(a) Instalação e inspeção (installation and inspection)
Há duas maneiras diferentes de se reconhecer a receita, dependendo da situação, a saber: * Normalmente, a receita é reconhecida quando o comprador aceita a entrega e a instalação e/ou inspeção estão completas * Quando a instalação é um processo simples por natureza ou a inspeção somente é realizada a fim de determinar o preço final do contrato, a receita é reconhecida quando o comprador aceita a entrega.
(b) dependente de aprovação quando o comprador tem um direito (limitado) de devolução
Existindo incertezas sobre a possibilidade de devolução de produtos vendidos, a receita deve ser reconhecida quando todas as condições forem aplicáveis: * A entrega foi formalmente aceita pelo comprador ou os bens tiverem sido entregues * O período de devolução terminou
(c) Vendas em consignação
A receita deve ser reconhecida quando o recebedor (empresa a qual consignei) vende os produtos a um terceiro.
(d) Vendas onde o pagamento é efetuado na entrega
A receita deve ser reconhecida quando a entrega é feita e o caixa é recebido.
1.3 – Lay away sales
Nesta transação os bens são entregues quando do recebimento da última parcela de uma