A negociação
Nos dias de hoje a necessidade de aprender a negociar se tornou um fator importante. As organizações atuais passam por constantes transformações buscando sempre novas parcerias, pois atualmente o mundo econômico é altamente competitivo. Passam a se consolidar e com isso se reestruturam de tempos em tempos, para que ela se mantenha sempre competitiva no mercado.
Segundo “Cohen (1980), define a negociação como o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.Segundo Fisher e Ury (1985), negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. Já “Steele et alii (1995) definem a negociação como o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido.”
Na visão de “ Barzeman e Neale (1998) negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. De acordo com Shell (2001), a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana, mas não é sempre que percebemos que a estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós.”
Negociações nas organizações
Talvez o principal segredo de uma boa negociação é, antes mesmo de expressar idéias e planos, saber ouvir o outro lado, pois nele podem existir informações que possam influenciar na sua proposta. A negociação exige uma preparação que defina objetivos e o conhecimento do produto ou serviço ,assim como o conhecimento do cliente.
Outras vantagens é a facilidade de expressão e o comportamento diante de um cliente ou comprador. É preciso ter muito cuidado com os gestos e a posição das mãos, pois isso pode demonstrar insegurança e incerteza.
Características importantes em um negociador:
-Saber ouvir;
-Capacidade de resolver problemas;
-Pensar sob pressão;
-Inspirar