A natureza juridica da transação penal
1. SUJEITO
O Futebol 2. OBJETO
A Popularização do Futebol.
1. SUJEITO E OBJETO DELIMITADOS
A Popularização do Futebol em São Paulo, na década de 1920.
4. JUSTIFICATIVAS Nos séculos anteriores, exaltava-se a alma, a ponto de as pessoas se convencerem da inexistência do corpo. O século XIX marcou o início de toda uma prática obsessiva de convencimento da existência corporal e como conseqüência de seu rejuvenescimento. (DIEGUES, 1985:25). O presente trabalho se justifica pelo fato de não haver ampla bibliografia pertinente ao tema desenvolvida por especialistas na área da historiografia, bem como pelo fato de não serem elucidadas as etapas da popularização do futebol no Brasil, no início do século XX.
5. OBJETIVOS Pretende-se, com este plano inicial de pesquisa, esclarecer e precisar as circunstâncias nas quais o futebol, no Brasil, tornou-se um esporte popular, praticado por todas as classes sociais, situação muito diferente daquela verificada quando da introdução do esporte no país, no século XIX, por Charles Muller.
6. PROBLEMA
A principal questão que preocupa este estudo é o fato de não haver uma explicação convincente sobre o processo que desencadeou a popularização do futebol no país, bem como não há uma precisão cronológica que retrate e esclareça a questão.
7. HIPÓTESE
Acredita-se que, por meio dos clubes de fábrica, a partir da intensificação dos níveis de competitividade, funcionários do baixo escalão de algumas empresas, a princípio excluídos de participarem de tais eventos, passaram a ser chamados para reforçar tais equipes. Isto ocorrera, pelo fato de tais jogos já estarem sendo praticados junto às várzeas da capital paulista. Assim, fábricas articulavam o futebol como forma de propiciar lazer ao operário e ainda divulgar o nome das organizações fazendo propaganda de seus produtos.
8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Para o pleno desenvolvimento deste trabalho deverão ser consultados