Anita Malfatti
- Anita Malfatti é considerada a primeira representante do modernismo no Brasil. Ela nasceu em São Paulo em 2 de dezembro de 1889 e faleceu aos 74 anos, em 6 de novembro de 1964
-Em 1914, após regressar ao Brasil Anita Malfatti viajaria para os Estados Unidos onde teve oportunidade de matricular-se na Art Students League, uma associação desvinculada do academicismo escolar. Foi ali que ela pôde dar “asas” à liberdade e sua criação eclodiu com força o que é representado em suas produções. Foi Neste período que a arte de Anita assumiu seu brilho singular.
- Suas obras causaram desaprovação porque retratava o feio em sua arte. Segundo ela, o feio assim como o belo, também fazia parte da realidade.
-Sua pintura é baseada em cores puras e formas definidas
-Apresenta telas influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo.
- Em 1916, com 27 anos, a pintora estava de volta ao Brasil, adulta e madura, sentindo-se suficientemente segura para expor sua nova concepção de arte, voltada para o Expressionismo. Em sua primeira exposição de arte na “ Semana de arte moderna” São Paulo, 1917, Anita recebeu rigorosas criticas pois , sua arte era inovadora, revolucionária e nem um pouco acadêmica como as obras da época (academicismo).
- Um de seus quadros mais famosos é “ A boba” 1915 – 1916
- Obra escolhida: A onda. Relação com a biografia: Um dos períodos de maior produção artística de Anita Malfatti foi durante sua estadia nos Estados Unidos, quando a artista se isolou numa ilha de pescadores na Costa do Maine chamada Monhegan Island. Ela passava os dias pintando ao ar livre, e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss. Nesse ambiente de liberdade e inspiração, a artista explorou as influências expressionistas adquiridas durante seu aprendizado anterior na Alemanha. Em obras como A Ventania e A Onda, a paisagem local é representada como uma força selvagem, agressiva e dinâmica, e o uso da deformação expressa