Anita Malfatti
PERSONAGENS: ANITA, MÃE DA ANITA, TARSILA, GOVERNANTA INGLESA; AMIGAS DA ANITA, SENADOR, TIO FINANCIADOR
PASSA VINHETA DE ABERTURA
NARRADOR:
Importante não só nas artes plásticas, mas na arte como um todo Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo no dia 2 de dezembro de 1889. Filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e da mãe norte-americana Elizabeth Krug, não era milionária, mas também não era pobre, o que possibilitaria, anos mais tarde, que estudasse fora do país.
Sua mãe era pintora, desenhista e falava vários idiomas, tendo a sensibilidade de uma artista para a arte, assim foi com ela que Anita aprendeu os rudimentos das artes plásticas.
Ela havia nascido com uma atrofia no braço e na mão direita. Era uma síndrome, uma doença incurável. Por isso ela foi treinada por uma governanta inglesa para que usasse a mão esquerda. Quando ela ficou mais velha sempre usava um lenço, uma roupa mais comprida que encobrisse seu braço e mão.
"Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura."Anita Malfatti.
Iniciou seus estudos em 1897 no Colégio São José de freiras católicas, situado à rua da Glória. Aí