A Meta
- Lou, suponhamos que você consiga tirar quatro dias das contas a receber pendentes. Em quanto isso fará melhorar o ganho, inventário e despesa operacional?
- Todos teriam uma pequena melhoria, disse ele. - Mas o principal impacto seria no caixa. Você não deveria torcer o nariz para um caixa de quatro dias. Além disso, aprimorar a divisão requer vários pequenos passos. Se todos contribuírem, juntos poderemos melhorá-la.
Dirigi sem falar mais nada. O que Lou dissera fazia sentido, mas de certa forma sabia que ele estava enganado. Redondamente enganado.
- Lou, me dá uma mão. Sei que melhorar a divisão exigirá muitas pequenas melhorias, mas...
- Mas o quê? disse ele. Alex, você é muito impaciente. Conhece aquele ditado,
"Roma não foi feita em um dia"?
- Não temos séculos.
Lou tinha razão, sou impaciente. Mas, estaria errado? Salvamos a fábrica com paciência? Foi então que percebi tudo. Sim, são necessárias várias pequenas medidas, mas isso não significava que podíamos nos dar ao luxo de nos satisfazer com medidas que melhorassem a situação. Tínhamos de escolher com cuidado em que medida nos concentrar, do contrário...
- Lou, deixe eu fazer-lhe uma pergunta. Quanto tempo você vai levar para mudar, apenas para efeito interno, a forma como avaliamos o inventário?
- O trabalho mecânico não é o verdadeiro problema; isso não vai levar mais do que alguns dias. Mas, se estiver se referindo ao trabalho que terei para explicar as ramificações, para explicar aos gerentes como isso afeta suas decisões diárias, aí já são outros quinhentos. Se concentrar meus esforços, diria que semanas.
Naquele instante, estava em terra firme.
- Qual é, na sua opinião, o impacto da forma como avaliamos atualmente o inventário, nos níveis de estoques de produtos acabados, que a divisão possui atualmente? - Grande, disse ele.
- Precisamente quanto? pressionei. - Pode me dar um número?
- Acho que não. Nem mesmo uma