A meta
A meta
O livro começa descrevendo o personagem Alex Rogo, gerente da fábrica UniCo. No começo da narrativa, Alex apresenta grandes dificuldades em gerir a fábrica, havendo graves problemas na entrega e na qualidade dos produtos. Pelo seu péssimo desempenho produtivo Bill Peach (chefe de Rogo) dá um ultimato à filial de Alex: ou a fábrica começa a mostrar lucratividade em três meses, ou será fechada. Desesperado, o gestor começa a investir profundamente em mudanças na produção, sem sucesso. Para completar a vida conjugal de Alex vai de mal a pior devido a toda pressão e carga impostas pelo trabalho.
Como último recurso, Alex entra em contato com um professor de seus tempos de faculdade: o físico Jonah. Jonah então começa a ensinar princípios básicos da Teoria das Restrições, como o conceito de gargalo (recurso cuja capacidade é igual ou menor que a demanda atribuída a ele) e redefinição do conceito de produtividade (qualquer ação que aproxime a empresa de sua meta).
Este excelente livro, escrito por Eliyahu Moshe Goldratt, um físico e consultor de empresas israelense, trata na forma de um romance sobre a chamada Teoria das Restrições. Nele, Goldratt introduz técnicas para aumento de produção e lucratividade de indústrias e fábricas em geral. Além disso, alguns conceitos tradicionais desses segmentos quanto a custos e produtividade são revistos, e até quebrados e refeitos.
A meta
O livro começa descrevendo o personagem Alex Rogo, gerente da fábrica UniCo. No começo da narrativa, Alex apresenta grandes dificuldades em gerir a fábrica, havendo