A lógica do consumo (resenha)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ ROBERTO QUINTANA DOS SANTOS
RESENHA
A LÓGICA DO CONSUMO: Verdades e mentiras sobre por que compramos
TRABALHO
I
PARA
MARKETING II.
Prof. Paulo Fernando Périco
CAXIAS DO SUL
2013
DICPLINA
Um Afluxo de Sangue Para a Cabeça
O maior estudo de Neuromarketing já realizado
O primeiro capítulo da obra A Lógica do consumo: Verdades e Mentiras sobre por que compramos do autor Martin Lindtrom nos remete a uma avaliação profunda sobre a reação dos consumidores no momento de escolha a um produto. A base de seus estudos tratasse de uma abordagem mais aprofundada através do uso de tecnologia mais elevada existente para realizar rastreamento cerebral.
Ele propõe explicações mais concretas sobre a lógica do consumo, tomando como base consumidores de cigarros diante de uma série de advertências de diferentes intensidades espalhadas em maços de cigarro em diversos países pelo mundo através do uso da
IRMF(Imagem por Ressonância Magnética) e também de uma versão avançada do eletroencefalograma o TEE. Seu estudo durou quase três anos e absorveu um total de sete milhões de dólares envolvendo um total de duzentos pesquisadores, dez professores universitários, doutores e uma comissão de ética.
Uma das surpresas deste estudo ficou por conta do resultado praticamente nulo oriundo de bilhões em dinheiro e tempo investidos em campanhas antitabagistas por 123 países. Resultados atingidos pelo IRMF mostraram que imagens de advertências sobre cigarros que tinham a intenção de reduzir o consumo de fumo e consequentemente reduzir a incidência de câncer e salvar vidas além de não gerar o impacto desejado também auxiliavam como uma forte ferramenta de marketing para as indústrias de tabaco.
Entra em discussão o uso da irracionalidade na tomada de decisão e coloca em dúvida a eficácia de métodos tradicionais de pesquisa, como pesquisas de mercado e
discussões