Como escrever uma resenha critica
Fazer uma Resenha não é fácil como muitos imaginam, cabe ressaltar que esse tipo de resenha não é uma resenha profissional, deve ser levada em conta, pois exprime a opinião pessoal de uma pessoa que gosta de ler livros.
Estudaremos o que é uma Resenha, sua estrutura, objetivos e os procedimentos gerais para a elaboração, acompanhem abaixo.
Conceito:
A resenha é um resumo critico, "um relato minucioso das propriedades de um objeto" é um "tipo de redação técnica" além de ser um resumo é também uma critica, e aponta os pontos positivos e negativos de uma obra. Julgando ser a resenha um texto crítico, o resenhista em geral é um especialista no assunto em que se propôs a resenhar, uma vez que avalia a obra, "julgado-a criticamente".
O objetivo de uma resenha, em geral, é "divulgar objetos de consumo cultural". É um texto "de caráter efêmero pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa". Serve como instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização. Influência na decisão de consultar ou não o texto original, desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica. "Contribui para desenvolver a mentalidade científica e levar o iniciante à pesquisa e à elaboração de trabalhos monográficos".
Estrutura:
1º - Descrever as propriedades da obra (referencias bibliográficas);
2º - Dados biográficos do autor (alguns dados rápidos que possam identifica-lo);
3º - Resumo da obra (um resumo detalhado das ideias principais, com apontamentos de personagens, da história abordada, características especiais, a forma como o assunto foi abordado e se exige conhecimento prévio para entendê-lo, evitando ao máximo espólios da obra, ou seja, uma síntese);
4º - Apresente suas conclusões e metodologia empregada (Demonstre se o autor faz conclusões ou não, onde essas conclusões foram apresentadas e quais foram. Se ele se utilizou de um modelo teórico, que teoria serviu de embasamento e