A literatura e a educação infantil
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil em seu Documento Introdutório:
[...] as instituições de educação infantil (pré-escolas) cumprem hoje, mais do que nunca, um objetivo primordial na formação de crianças que estejam aptas para viver em uma sociedade plural, democrática e em constante mudança [...]. “Ela deve intervir com intencionalidade educativa de modo eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade democrática” (MECD/SEF, 1998).
Historicamente, o trabalho com crianças da Educação Infantil, em seus primórdios, limitou-se à dimensão assistencialista, voltada apenas aos cuidados essenciais como alimentação e higiene. Hoje, o trabalho com as crianças pequenas nas instituições escolares vai além do simples cuidar. Ele caminha junto ao educar, e passou a ser compreendido como um processo, no qual a educação infantil tem papel ativo e constitutivo.
“A educação infantil promove experiências significativas de aprendizagens da língua, por meio do trabalho com a linguagem oral e escrita, constituindo-se em espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças” (BRASIL, RCNEI, RCN, p. 117).
A comunicação oral, nas mais diversas formas de expressão, formal ou informal, oportuniza às crianças uma imersão na expressividade da sua língua. Desde muito cedo, antes mesmo de entrar na creche ou na escola, as crianças demonstram interesse em compreender os atos dos adultos nas práticas comunicativas.
A leitura se faz muito importante em nossas vidas, pois através dela podemos aprender ensinar e conhecer outras culturas. Por . Para proporcionar uma aprendizagem significativa a nossas crianças, a leitura é uma aliada dos educadores preocupados com a formação de seus alunos. A sua grandiosidade deve ser compreendida como algo que permite a