A inveja no trabalho
Sendo a inveja um dos sentimentos que mais atrasam o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, vamos refletir, hoje, sobre o mecanismo da inveja no ambiente de trabalho. Onde trabalhamos é o lugar em que há mais possibilidade de proliferar este tipo de sentimento devastador e destruidor de relacionamentos. É comum, onde há hierarquias, a presença do medo de perder o cargo, de um companheiro ser mais competente do que o outro e, com isso, instala-se a hostilidade e a inveja.
Como sempre, há o processo comparativo, que leva o indivíduo a sentir-se inferior ao colega ou temer que out ro funcionário venha a destacar-se mais do que ele. E quando a inveja está presente, vemos casos de perseguições, implicâncias, e até fatos mais sérios, em que há ações de má fé, com o intuito de prejudicar alguém que se mostre mais capacitado.
Eis, então, algumas sugestões para a pessoa invejosa: desenvolva a sua própria auto-estima, que lhe garantirá a autoconfiança e utilize a técnica da autocomparação, fazendo uma análise detalhada do seu próprio desenvolvimento profissional, ao longo dos anos; e aprenda a valorizar o fat o de ter um emprego.
Quanto à pessoa que se sente ameaçada ou sofre perseguições, no ambiente profissional, que possa utilizar-se de uma técnica que aprendi com um grande sábio: fazer um diário, anotando tudo o que acontece no trabalho, tudo o que lhe é dito e ordenado para fazer e a sua opinião a respeito. Esta é uma garantia no caso de haver qualquer calúnia cont ra a sua pessoa.
Infelizmente, até os dias atuais, os indivíduos não podem ser completamente transparentes, deixando à mostra as suas virtudes. Há pessoas infelizes que, por ignorarem a " lei do plantar e colher", sentem-se incomodadas com o brilho das outras e acabam por prejudicá- las. E o lamentável é que, depois, ficam pelos cantos, a reclamarem do seu ambiente de trabalho e da falta de união. Lembre-se, caro leitor: a sua vida é moldada de acordo com