Acidos nucleico
A historia da descoberta dos ácidos nucleicos remonta aos fins do século passado, quando F. Miesher (1868) num importante trabalho de citoquímica isolou e analisou o núcleo das células. Estas analises do conteúdo nuclear revelaram uma substância diferente de qualquer grupo conhecido, a que Miesher chamou “nucleica”. Foi Altmann quem introduziu a designação de ácido nucleico, porque foi primeiramente identificado no núcleo e porque manifesta propriedades ácidas.
Onde se encontram os ácidos nucleicos?
Os ácidos nucleicos são o DNA e o RNA. O DNA localiza-se no núcleo das células eucarióticas, nucleoide das procarióticas mitocôndrias, cloroplastos e alguns vírus. O RNA (t,m,r) localizam-se principalmente no citoplasma e em menor quantidade no núcleo.
Quais as suas funções?
O DNA comanda todo o funcionamento da célula e transmite a informação genética para as outras células. O RNAt transporta os aminoácidos, unindo o seu anticódão ao código do RNAm e determina a posição dos aminoácidos nas proteínas. O RNAm determina a posição dos aminoácidos nas proteínas através da sequência das suas bases. O RNAr combina-se com o mensageiro, para formar os polirribossomas.
Cromossomas
Os cromossomas (cromo = colorido + soma = corpo) são estruturas filamentosas complexas, que se encontram no núcleo das células eucarióticas, sendo constituídos por DNA (cerca de 35%) ligado a proteínas (cerca de 60%) e RNA (cerca de 5%) Estas estruturas filamentosas, também designadas por cromatina, contem a informação genética da célula e podem apresentar-se sob duas formas:
Cromatina Condensada – quando a célula esta em divisão os cromossomas apresentam-se curtos e espessos, com uma grande afinidade para os corantes.
Cromatina Dispersa - quando a célula não se encontra em divisão a cromatina apresenta-se dispersa no núcleo, formando filamentos longos e finos, que se assemelham a um fio de pérolas.