Historia
O sistema capitalista sustentava-se pela produção de mercadorias. Como o produto do trabalho, o valor da mercadoria é determinado pelo total de trabalho necessário para produzi-la. Esse valor deve ser o necessário para a subsistência e a reprodução de sua capacidade de trabalho, isto é, alimento, roupa, moradia, educação dos filhos e etc. O salário deve corresponder ao custo da própria manutenção e de sua família. Segundo Marx, ele fala que a relação de contato de trabalho é livre só na aparência, mas na verdade o desenvolvimento de capitalismo supõe a exploração do operário. Por exemplo: O capitalista contrata o operário para trabalhar durante certo período a fim de alcançar determinada produção, mas ele produz mais que o calculado, então a partir disso o trabalho excedente não é pago ao operário, e serve para aumentar cada vez mais o capital. A partir daí, o que se denomina mais-valia é o valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho, e que é apropriado pelo capitalista.
O Anarquismo
O Anarquismo é identificado como “caos” ou “bagunça” por ser uma doutrina política que defende a abolição de qualquer tipo de governo, mas não é bem isso.
Anarquismo é um movimento que luta por uma sociedade em que ninguém tinha poder sobre ninguém. É a revolta radical contra a sociedade autoritária que esta aí, com seus preconceitos e negações da liberdade individual e para ela o único limite à liberdade de cada um deveria ser a liberdade do outro.
A principal ideia que rege o anarquismo é de que o governo é totalmente desnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que se toda a população pode, voluntariamente, se organizar e sobreviver em paz e harmonia.
Um dos principais representantes do anarquismo é o teórico político russo Mikhail Bakunin.
Bakunin participou de rebeliões e esteve preso por um tempo na Sibéria. Sua obra é vigorosa e apaixonada, mas mal