Prejuízos da inveja no trabalho
A alta competividade do mercado deve ser interpretada como algo sadio, pois quanto maior a concorrência, mais o profissional deve se preocupar em evoluir para se destacar perante seus pares. Muitos não seguem esta regra, e veem com maus olhos o sucesso dos colegas. A insegurança interna é um dos principais fatores que despertam inveja no ambiente de trabalho.
“O invejoso está sempre olhando para seu alvo, diminuindo seu foco e produção do dia a dia. Apesar de ser o propulsor do sentimento, esta pessoa também sofre e fica desmotivada. Dependendo do nível de inveja, a pessoa deverá procurar ajuda psicológica para saber quais são seus conflitos internos. É tudo uma questão de autoconhecimento e segurança”. Se a pessoa tem pares muito bons, deve buscar se aprimorar em suas atividades, e não invejar o sucesso alheio, pois, caso isso ocorra, ficará para trás rapidamente. Inclusive, o alvo da inveja deve ignorar tudo isto, e focar em seu trabalho, fazendo disto uma motivação para melhorar suas habilidades.
Ninguém está livre da inveja, e quanto mais exposto estamos ou mais nos destacamos, maior também a probabilidade de despertar a inveja nos outros. “Quanto mais brilha no trabalho, mais vulnerável o profissional se torna. Portanto, precisa estar preparado para este tipo de situação”, indica.
Fonte: Como lidar com a inveja no ambiente de trabalho | Portal Carreira & Sucesso
Inveja no Trabalho
Em primeiro lugar precisamos definir o que significa inveja e ciúmes. Inveja é o sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria do outro, o desejo de possuir aquilo que o outro possui; cobiçar as coisas alheias. E ciúmes significa ter zelo pelo outro ou por alguma coisa ou lugar.
Agora, pode-se identificar como inveja, se teve um sentimento de desgosto pela alegria e prosperidade que a promoção causou ao seu colega, não ficou triste pela promoção que não lhe foi concedida, muitas vezes você preferiria que a promoção nem viesse pra