Relatório análise granulométrica
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe. A caracterização de um agregado pode ser efetuada através de seus parâmetros físicos, através de peneiração.
Trata-se de uma característica de extrema importância na determinação das propriedades físicas de um solo argiloso com aplicações práticas, entre outros nos seguintes campos: Estudos de drenagem; Estudos de erosão; Adsorção de nutrientes e pesticidas. Para quantificar as frações do solo, há necessidade de separá-las previamente. Dependendo do tamanho, utiliza-se o peneiramento, os equipamentos utilizados no peneiramento podem ser divididos em três tipos:
Grelhas - constituídas por barras metálicas dispostas paralelamente, mantendo um espaçamento regular entre si;
Crivos - formados por chapas metálicas planas ou curvas, perfuradas por um sistema de furos de várias formas e dimensão determinada;
Telas - constituídas por fios metálicos trançados geralmente em duas direções ortogonais, de forma a deixarem entre si "malhas" ou "aberturas" de dimensões determinadas, podendo estas serem quadradas ou retangulares.
Estes equipamentos podem ser classificados de acordo com seu movimento, em duas categorias:
a) Fixas - a única força atuante é a força de gravidade e por isso esses equipamentos possuem superfície inclinada. Como exemplo temos, grelhas fixas e peneiras DSM.
Grelhas fixas - estas consistem de um conjunto de barras paralelas espaçadas por um valor pré-determinado, e inclinadas na direção do fluxo da ordem de 35° a 45°
b) Móveis - grelhas rotativas, peneiras rotativas,