Educação Física
A educação do físico subentende desenvolver no indivíduo aptidão física, ou seja, estabilidade emocional, saúde, desempenho eficiente em atividades motoras e um corpo esteticamente bem constituído.
O desenvolvimento da aptidão física vai possibilitar ao indivíduo exercer melhor suas tarefas diárias e sentir-se melhor ao final de cada dia.
Ao lado da aptidão física, a Educação Física visa também desenvolver no jovem a capacidade para a recreação, ou seja, participar com gosto de atividades recreativas, e a aptidão social, isto é, a capacidade de dar-se bem com os outros.
Entretanto, a Educação Física só poderá atingir seus objetivos em relação a um indivíduo, se ela puder fazer um programa específico de acordo com suas necessidades, especialmente, se for uma criança.
A aplicação de tal programa exige conhecimento prévio das condições físicas, fisiológicas e psicológicas atuais da pessoa a quem ele é dirigido. Este conhecimento, o professor de Educação Física pode obter através de técnicas de avaliação e medição.
De posse das informações obtidas, elas podem ser utilizadas, para que o programa a ser elaborado seja o mais efetivo possível ás necessidades individuais.
Em outras palavras, necessitamos medir antes, aquilo que pretendemos desenvolver para, a seguir, aplicar um trabalho de desenvolvimento; por outro lado, para sabermos se estamos conseguindo resultados satisfatórios, temos que medir continuamente os parâmetros que queremos desenvolver.
Em resumo, é preciso saber inicialmente em que situação se encontra nosso aluno, para depois aplicar-lhe um programa adequado à sua situação. Mais tarde, voltamos a analisar suas condições para podermos avaliar os resultados. Todas estas fases requerem